8 de setembro de 2012

SOFÁ DE PORTA E COLCHÃO {DIY}

(VEJA MAIS AQUI!)

Outra resposta para uma dúvida enviada pro "Decoradora Online"

A Anahi enviou uma foto do sofá que ela mesma fez pedindo dicas sobre como deixar as almofadas mais confortáveis e o que usar como base para o sofá.

Sabe, eu tenho um sofá assim na minha casa (já mostrei aqui), e acho que é uma ótima idéia pra quem quer fazer algo diferente e mais despojado.

Olha só o sofá dela:


Ela usou um colchão e fez uma capa deste tecido azul lindo. 
Também fez as almofadas que estão servindo de encosto.  

E ai vai a primeira dica:
Coloque mais recheio nas almofadas menores.
Lá na Banana-cazza eu costumo colocar em média 250g de fibra siliconada para uma almofada de 40x40cm. Ela fica bem cheinha e fazendo isso com certeza você conseguirá maior densidade.
Olha só:

Outra coisa legal é colocar enchimento com flocos de espuma nas 3 almofadas maiores que estão na parte de trás do encosto, porque os flocos dão mais resistência à almofada, então as maiores funcionam como base e as menores servem para acomodar o corpo.

Tanto a fibra siliconada quanto os flocos de espuma são encontrados em lojas que vendem material para tapeçaria e tem um precinho muito bom!

Agora, vamos para a base do sofá.
Vou te dar 2 dicas que acho bem legais pelo fato de reaproveitar materiais que talvez você já tenha em casa.
Faz bem pro seu bolso e também pro planeta!

Quanto tive a idéia de fazer o sofá com o colchão, comecei a pesquisar o que poderia usar como base.
O que mais vi foi a base feita com pallet. É sucesso nos blogs mais legais de decoração, né!
Tudo com pallet.

Mas ai eu queria algo diferente e acabei tendo uma idéia!

A minha porta da cozinha só servia pra acumular umidade na parede de trás. Eu a deixava sempre aberta pois meu apartamento é pequeno e eu gosto de claridade e ventilação.
Uai, vamos usar a porta como base!

Fiz o seguinte: tirei a porta, tirei a maçaneta e fechadura, claro e revesti com adesivo vinílico, mais conhecido como Contact num padrão amadeirado.
Ai, fui até a Dicico e comprei umas prateleiras prontas feitas de eucalipto (reflorestado). Coloquei uma prateleira em cada lateral da porta e uma no centro, formando um H, que daria a altura e a sustentação para essa base.

Ah, mas não foi só isso! 
Eu cortei o colchão - eu mesma! - e deixei com 1.75m. A porta tem 2.10 e a diferença ainda serve como apoio lateral para o sofá.


Essa é a foto do "durante" pra provar que o sofá é um colchão e uma porta:



Agora olha o resultado com a capa e as almofadas:


Ah, deixa eu dar uma dica sobre a altura:
Existe nas normas de ergonomia uma altura padrão para o acento de um sofá, uma cadeira, um banquinho, que é de 45cm.
Então, se o seu colchão tem por exemplo, 30cm de altura, o ideal é que a base do sofá tenha 15cm.
Se o seu colchão tem 22cm de altura, a base vai ter 23cm (é o meu caso).

Agora, isso é uma medida padrão, mas se você quiser algo num estilo oriental, zen, você pode deixar menos altura. Em contrapartida, se o pessoal ai for muito alto, você pode deixar a base um pouco maior para ficar mais confortável ao sentar. Então, tem que analisar.

Outra idéia legal que vi esses dias foi pegar o armário que você tem lá no seu depósito e que só usa pra guardar quinquilharia (hehehe), revestir ou pintar se for necessário, e usar como base para o seu sofá:


Juro que quando vi pensei logo na Anahi, mas acabei só salvando a imagem e não marquei onde achei essa ótima idéia. Então, se alguém souber, por favor me diga pra eu colocar o crédito!

Bom, espero ter ajudado!
Se alguém precisar de mais informações sobre o sofá de porta e colchão, é só deixar comentário ou então enviar e-mail para contato@banana-cazza.com.

Ah, e se você também tiver dicas legais para este tipo de sofá, compartilhe, ta!

Um grande abraço,






15 comentários:

  1. Ótimas idéias, Jo, adorei! Ficou prático, lindo e bem em conta, né? Beijos. Flávia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana!!!

    Adorei tudo!!!! Vou seguir a dica de "encher" mais as almofadas que eu tenho.
    Eu estava justamente hoje pensando no meu sofazinho. Recentemente eu comprei 04 rodízios grandes e coloquei nas extremidades, assim ele ficou mais alto. Infelizmente a trava dos rodízios não funcionam e ele fica deslizando e na semana retrasada um dos tocos onde fica o rodizio, despregou. Usei a furadeira e coloquei 02 parafusos para reforçar. Passou mais uma semana e o toco acabou rachando. Agora tem lá umas revistas para sustentar esse lado por enquanto.
    Estou aqui esses dias pensando em que nova providencia tomar... até pensei em substituir a base que é a cama de baixo da bicama, por paletes... posso até aproveitar os rodízios... vamos ver.

    muito obrigada

    bjs

    ResponderExcluir

Oi!

Adoraria saber o que você está achando do blog e do post!
Deixe seu comentário! ;-)

Se tiver dúvidas ou quiser alguma dica, pode também enviar e-mail para contato@banana-cazza.com.

Bjinhos.

Jo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...